06 de janeiro de 2012 as 10:22 / Tecnologia

Assinado contrato para viabilização da 1ª etapa do Projeto “Digitallagune”

Com a presença do Prefeito Ernor Weber, Dionísio Pedro Wagner, Vice-Prefeito, diretores do Consórcio Parks/Datacom Ivo Vargas de Andrade e Marco Doemecke, Sênio Brune, Presidente do Legislativo três-cantense, Edio Schrader, Coordenador do projeto "Lagoa dos Três Cantos Digital", Secretários Municipais, vereadores, Empresários, representantes de cooperativas, imprensa e população em geral, ocorreu na Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos, nesta quinta-feira, dia 05 de janeiro, pela manhã, a assinatura do Contrato de Implantação da 1ª etapa do Projeto "Digitallagune" – Lagoa dos Três Cantos Digital – conforme Pregão Presencial nº 003/2011, incluso no Processo nº 009/2011 de licitação de menor preço global.

O Consórcio vencedor, Parks/Datacom é formado pelas empresas Parks S/A Comunicações Digitais e Teracom Telemática LTDA.

A partir da assinatura do contrato o consórcio ficou autorizado a dar inicio às obras de implantação da 1ª etapa do projeto Digitallagune, estruturando com base em solução de telecomunicações de dados, voz e imagem, capaz de proporcionar comunicação em rede sem acesso à internet e em rede de alcance mundial com acesso à internet de alta velocidade nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga, segundo o Modelo Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Conforme o prefeito Ernor Weber, a 1ª etapa interligará os pontos públicos da cidade e do 1º Distrito do Município, Linha Glória, distante cerca de 10 km da cidade, viabilizando desta forma, o Projeto UCA (Um computador para cada Aluno e Professor nos educandários municipal que fica no interior e estadual, na cidade). "A expectativa é que esta obra que estamos contratando hoje esteja pronta até 16 de março", revelou.

O custo desta 1ª fase é de R$ 310 mil.

O projeto de Cidade Digital, quando estiver concluso, levará internet de alta velocidade, com fibra óptica aos pontos de acesso corporativo e à todas as residências do município, interior e cidade, contemplando 100% dos cerca de 1.600 habitantes, viabilizando o plano de Teletrabalho, fazendo de Lagoa dos Três Cantos a "Capital Nacional do Teletrabalho".